As autoridades portuguesas estão a investigar Alberto Aquilani, antigo jogador do Sporting na época 2015/16, por suspeitas de evasão fiscal. Segundo o jornal ‘La Repubblica’, foi enviada uma carta rogatória às autoridades italianas para pedir ajuda nas investigações.
A justiça portuguesa suspeita que parte do salário de Aquilani, cerca de 600 mil euros, possivelmente um prémio de assinatura, tenha sido pago de forma não transparente, sendo transferido para uma empresa da família do jogador. Esta operação teria sujeitado o valor a uma taxa de imposto significativamente inferior à aplicada aos futebolistas.
A carta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa encontra-se agora nas mãos do procurador Francesco Basentini, do Ministério Público de Roma, que irá determinar se o dinheiro chegou às contas de Aquilani após passar pela referida empresa, alegadamente pertencente à irmã do jogador.
Aquilani, que agora tem 39 anos e se encontra desempregado após ter terminado a carreira de futebolista para se tornar treinador, foi contratado pelo Sporting no verão de 2015, vindo da Fiorentina a custo zero, sob a gestão de Bruno de Carvalho. Durante a sua única temporada em Alvalade, participou em 32 jogos, marcou 5 golos e fez uma assistência, antes de se transferir para o Pescara, em Itália.