Está aberta uma autêntica corrida contra o tempo pela aquisição de Francisco Conceição, jogador que entrou no ‘radar’ de alguns dos maiores clubes do futebol europeu, devido ao tão badalado contrato assinado aquando do regresso ao FC Porto.
O Desporto ao Minuto sabe que, tal como foi noticiado pela edição desta sexta-feira do jornal Record, o internacional português já foi alvo de abordagens por parte de emblemas como Bayern Munique, Borussia Dortmund, Leipzig, Chelsea e Atlético de Madrid, que pretendem ‘amarrá-lo’ o mais rapidamente possível.
Um ‘assédio’ para o qual contribui, em grande parte, o facto de o vínculo do avançado contemplar uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, durante o Campeonato da Europa (entre 14 de junho e 14 de julho), que passará para os 60 milhões de euros, depois da prova.
Para já, o jogador de apenas 21 anos de idade está exclusivamente concentrado em ajudar Portugal, na prova que decorrerá na Alemanha. No entanto, já sabe que o desfecho mais provável passa pelo ‘adeus’ ao Dragão, à imagem do que já aconteceu com o pai, Sérgio Conceição.
Para já, as abordagens não passaram disso mesmo. Ainda assim, as mesmas têm vindo a subir de seriedade, pelo que a expetativa é de que, dentro de não muito tempo, alguns destes ‘tubarões’ opte mesmo por ativar a dita cláusula de rescisão.
‘Renasceu’ no regresso
Francisco Conceição, recorde-se, partiu para o Ajax, no verão de 2022, a troco de meros cinco milhões de euros. No entanto, a primeira ‘aventura’ no estrangeiro esteve longe de correr como esperava, tendo sido utilizado em apenas 28 jogos.
Passado um ano, a jovem promessa regressou ao Dragão, e, já na segunda metade da temporada, tornou-se numa peça imprescindível, terminando 2023/24 com oito golos e seis assistências ao cabo de 43 encontros oficiais.
O conjunto azul e branco pagou 10,5 milhões de euros para o recuperar, tendo este assinado um contrato válido até junho de 2029… que poderá ser ‘quebrado’ já em 2024, face ao interesse que vai suscitando, além-fronteiras.