Na segunda jornada da II Liga, a equipa B do FC Porto enfrentou o Tondela no Estádio João Cardoso, onde o mau estado do relvado foi alvo de duras críticas por parte dos azuis e brancos. O título de uma crónica publicada após o jogo descreveu o cenário como “desfecho inglório num terreno inqualificável”, mencionando que o “FC Porto B conseguiu recuperar de uma desvantagem de dois golos num campo que mais parecia um tapete castanho” terminando o jogo empatado a 2-2.
João Brandão, técnico da formação secundária do Porto, expressou o seu descontentamento com as condições do campo em declarações à Sport TV após a partida, criticando severamente o estado do relvado.
“Não se pode jogar futebol num relvado destes. Se queremos promover o espetáculo temos de criar condições para isso. Mérito ao Tondela pela forma como se organizou na primeira parte, mas não podia pedir mais aos meus jogadores neste relvado. O nosso futebol tenta potenciar o talento deles, mas isto não é um campo de futebol. A primeira parte foi do Tondela, sem dúvida, mas a segunda foi diferente, principalmente a partir do momento em que mexemos na equipa. Mérito de quem entrou e se esforçou ao máximo, parabéns aos meus jogadores pela dedicação nestas condições difíceis. Eu sou o responsável pelo 0-2, eles são os responsáveis pelo 2-2”, começou por dizer.
“Sabemos que é muito difícil jogar aqui, mérito ao Tondela por isso, mas essa consciência das condições tem de estar presente nos grandes jogadores e nós queremos formar grandes jogadores. O futebol joga-se em relvados e não em pelados. Saio satisfeito com a reação da equipa nos últimos minutos e com a capacidade dos jogadores que entraram, mas não com a primeira parte”, concluiu.