Chegou a hora de Portugal entrar no chamado ‘mata-mata’ do Euro’2024. Já depois de uma derrota diante da Geórgia (2-0), na passada quarta-feira, sem qualquer impacto na liderança e no apuramento, a seleção nacional prepara-se para medir forças com a Eslovénia, esta segunda-feira, em Frankfurt, nos ‘oitavos’ do Campeonato da Europa.
O objetivo não poderia ser outro. Carimbar o acesso aos ‘quartos’ é a expectativa de todos os portugueses, cientes das dificuldades que os eslovenos poderão causar – já na sequência de uma fase de grupos com três empates, à semelhança de Portugal no Euro’2016 -, até porque, na memória, está bem presente a primeira derrota da era Roberto Martínez, ao 12.º jogo do selecionador pelos lusos, num particular (2-0) em Liubliana, no passado mês de março.
É caso para dizer que, contra o país em que as palavras ‘Love’ (amor em português) e ‘Vénia’ estão implícitas, Portugal precisará de um ‘empurrão’ dos seus adeptos para vingar essa tal primeira derrota no pós-Fernando Santos, na caminhada até ao sonho no Euro’2024. Portugal já sabe que, em caso de apuramento, irá defrontar o vencedor da eliminatória entre França e Bélgica, nos ‘quartos’ de uma prova em que Cristiano Ronaldo ainda procura a estreia a marcar.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, com arbitragem do italiano Daniele Orsato, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Roberto Martínez
Última derrota aumentou desconfiança em relação ao treinador? “No balneário, acho que não. Avaliámos o jogo [contra a Geórgia], é importante fazer isso, foi a primeira vez que Portugal teve quatro jogadores sub-23 no onze inicial num Europeu. A imagem não é a que queremos, mas temos de olhar para trás e avaliar o facto de termos passado com seis pontos e em primeiro lugar do grupo. Temos de tirar uma lição desse jogo: em jogos importantes, o que interessa é o que podemos fazer. Se não tivermos a mesma intensidade, é muito difícil”.
Será um jogo diferente do último amigável com a Eslovénia? “Será um jogo diferente porque não será um amigável. Ainda assim, a essência da Eslovénia será a mesma, é uma seleção que joga como um clube, que sabe passar tempo sem bola e que é muito perigosa. A dupla da frente tem uma ligação muito boa e manteve a baliza a zero contra a Inglaterra, não sofrem golos de bola corrida. A Eslovénia é uma equipa que acredita e que é muito competitiva”.
Matjaz Kek
Qualidade de Portugal: “Fico com dores de cabeça quando começo a ver o grupo de jogadores que Portugal tem. É incrível. Todos de uma qualidade fantástica. Sabemos que Portugal é um dos favoritos a vencer o torneio, mas isso não vai mudar a nossa atitude e nossa forma de jogar”.
Plano de jogo: “Cada minuto que conseguirmos que Portugal não marque ou que consigamos ter a bola, sabemos que a nossa motivação irá aumentar, assim como a ansiedade do nosso adversário. Sabemos que vamos ser pressionados, mas não temos medo e estamos muito felizes por poder jogar contra uma das melhores equipas da Europa”.
Últimos resultados
Portugal: D-V-V-V-D
Eslovénia: E-E-E-E-V
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, António Silva, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, João Palhinha, João Neves, Pedro Neto, Francisco Conceição, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Eslovénia: Jan Oblak, Zan Karnicnik, Jaka Bijol, Vanja Drkusic, Erik Janza, Petar Stojanovic, Timi Elšnik, Adam Cerin, Jan Mlakar, Andraz Sporar e Benjamin Sesko.
Ausências
Portugal: (-)