David Neres já está em Itália e, dentro de pouco tempo, será oficializado como reforço do Napoli. Os adeptos benfiquistas vão fazendo ‘contas’ no sentido de perceberem se esta foi, ou não, uma boa venda, sabendo-se, para já, que a mesma irá render aos encarnados um valor a rondar os 28 milhões de euros.
Para responder a esta mesma pergunta, o Desporto ao Minuto falou com António Simões. O ex-jogador do Benfica tem um sentimento agridoce em relação à saída do avançado brasileiro e, apesar de encarar a mesma como uma boa oportunidade financeira, não consegue deixar de lado a ideia de que não existe no plantel – nem no mercado – alguém acessível aos cofres das águias que tenha estas mesmas características.
“Não se pode ter o jogador e o dinheiro. Eu gostaria que o David Neres continuasse no Benfica, mas vejo que esse não é o pensamento das pessoas”, começou por referir o antigo atleta, de 80 anos, que também destacou a época longa que se avizinha. “Com os vários encontros que o Benfica terá esta temporada, vejo que será difícil substituir o Neres com outro jogador com características fortíssimas no um contra um, quer numa ala como na outra”, acrescentou.
António Simões, questionado acerca das diferentes versões apresentadas por David Neres, cuja fonte próxima garantiu que estava comprometido com o clube, e Roger Schmidt, que deu conta da vontade do jogador em deixar o clube, sublinhou que os motivos que levaram à consumação desta transferência continuam a ser uma “incógnita”.
“Para nós, que estamos de fora, parece que houve uma vontade contra outra, ou então era maior a vontade de que o jogador saísse. Não ficou esclarecido. Não é simpático ficar com um jogador se ele quer sair, mas a sensação que fica é que não se fez tudo para que ele não saísse. Não é uma transferência completamente consentida e não parece que tenha sido contrariada. Fica uma incógnita”, vincou.
Por fim, em relação ao início de época do Benfica, António Simões diz que é cedo para avaliar se esta será melhor que a anterior. “O campeonato está a começar e já se viu, nos dois jogos, que há capacidade e que existe valor, mas também se vê que essa capacidade desaparece por vezes, então fica a dúvida. O que irá prevalecer: o lado bom, ou o lado que não é tão bom? Essa vai ser a pergunta de um milhão de dólares. O meu coração quer que a época corra bem, mas os meus olhos duvidam”, concluiu.
David Neres promete deixar saudades na Luz
Foi formado no São Paulo, no Brasil, e chegou à Europa em 2016, pelas ‘mãos’ do Ajax. Passou cinco épocas e meia nos Países Baixos, até ser comprado pelo Shakhtar Donetsk, em janeiro de 2022, a troco de 12 milhões de euros. No entanto, David Neres nunca chegou a jogar pelo emblema ucraniano, devido à guerra neste país, e acabou por se mudar para o Benfica na temporada seguinte, com as águias a pagarem 15,3 milhões, num negócio que incluía, ainda, uma dívida do Shakhtar relativa à transferência do brasileiro Pedrinho.
Na Luz, em duas épocas, David Neres realizou 83 jogos, apontou 17 golos e deu 25 a marcar. Tinha contrato com o Benfica até junho de 2027 e, de acordo com o Transfermarket, está avaliado 25 milhões de euros. Passará agora a estar vinculado ao Napoli até junho de 2028, podendo estender essa ligação por mais um ano de opção. Irá auferir um ordenado na ordem dos três milhões de euros líquidos por ano (mais bónus).