Segunda-feira, Dezembro 16, 2024
Benfica

Três cumprimentos, várias saudações de retorno e quantas despedidas? A nova era do Benfica sob Roger Schmidt

Roger Schmidt prepara-se para dar o arranque da sua terceira temporada ao serviço do Benfica e, esta sexta-feira, terá o primeiro teste de pré-época, em Águeda, frente ao Farense, com um plantel que já não é o mesmo da época transata.

Entre as várias mexidas, destacam-se, desde logo, as contratações de Vangelis Pavlidis, Leandro Barreiro e Jan-Niklas Beste, não esquecendo a continuidade de Álvaro Carreras a título definitivo, após um empréstimo do Manchester United. Falando de regressos, há vários ‘I’m back’ a salientar, como os de Andreas Schjelderup, Paulo Bernardo e Henrique Araújo (este último emprestado, esta quinta-feira, ao Arouca), não esquecendo os (ainda) dispensados Tiago Dantas e Soualiho Meité.

Já no que toca a saídas, Rafa Silva é o nome que mais salta à vista, fruto da sua mudança para o Besiktas, a custo zero, para além do fim do empréstimo do PSG de Juan Bernat, numa altura em que, ao que o Desporto ao Minuto apurou, Ángel Di María já terá decidido continuar na Luz, embora o seu contrato tenha terminado no passado dia 30 de junho.

Como se diz “olá” em grego, em luxemburguês e em alemão?

Vangelis Pavlidis foi o primeiro reforço de verão a ser anunciado pelo Benfica, no passado dia 1 de julho, já depois de ter estado por Lisboa uma semana e meia antes para cumprir exames médicos, regressando depois à Grécia. Sem perder tempo, os encarnados apresentaram Leandro Barreiro logo no dia a seguir, tratando-se de um nome que já era dado como garantido desde o final da época passada. A diferença esteve nos moldes da transferência: o primeiro terá custado cerca de 18 milhões de euros e o segundo chegou à Luz… a custo zero.

O avançado grego de 25 anos destacou-se no AZ Alkmmar ao longo de três épocas e o seu faro goleador pode ser uma arma crucial para Roger Schmidt capitalizar mais oportunidades em golos, enquanto o médio luxemburguês, de 24 anos, começou a dar nas vistas no Mainz desde 2016 e promete dar luta num meio-campo que ainda poderá sofrer mexidas – sobretudo atendendo ao crescente ‘assédio’ de ‘tubarões’ europeus junto da promessa João Neves.

Já depois de dois dias consecutivos com novidades na Luz, Jan-Niklas Beste acabou por ser responsável pelo terceiro ‘olá’ aos encarnados, este verão, fruto do anúncio na noite desta quinta-feira, pelo que se torna numa larga opção de Roger Schmidt para ocupar o corredor esquerdo, desde a posição de lateral à de extremo, após se ter destacado nos alemães do Heidenheim.

Vários ‘I’m back’, mas apenas três idiomas

Comecemos pelos portugueses. Henrique Araújo, Paulo Bernardo e Tiago Dantas viram os seus contratos de empréstimo a Famalicão, Celtic e AZ Alkmaar, respetivamente, a terminar no passado dia 30 de junho, mas a verdade é que os três lusos contam com cenários atuais bem distintos.

O avançado de 22 anos trocou de clube na I Liga e já sabe que vai representar o Arouca na próxima temporada, novamente por empréstimo, enquanto os médios têm ainda o futuro indefinido. Paulo Bernardo tem estado às ordens de Roger Schmidt, mas não se ‘livra’ da persistência do Celtic, enquanto Tiago Dantas terá sido dispensado dos trabalhos de pré-época, perspetivando-se uma colocação noutro clube – sendo que o mesmo acontece com o francês Souahilo Meité, após ter deixado o PAOK.

Já o norueguês Andreas Schjelderup ‘deu cartas’ na frente de ataque do Nordsjaelland, da Dinamarca, pelo que procura agora convencer (finalmente) Roger Schmidt, que apenas lhe concedeu um total de três jogos na equipa principal.

Ataque perde referências, mas…

Grande parte dos benfiquistas concordará que a grande saída ‘de peso’ do Benfica este verão, para já, é a de Rafa Silva, uma vez que decidiu deixar a Luz a custo zero para reforçar o Besiktas. No entanto, há ainda a possibilidade de Ángel Di María definir o seu futuro fora da Luz, atendendo ao facto de já ter terminado contrato e só comunicar a sua decisão após a final da Copa América, onde se encontra ao serviço da Argentina. Para além das duas referências do ataque (às quais ainda se pode juntar, por exemplo, Arthur Cabral), o Benfica viu partir Juan Bernat de volta para o Paris SG.

Certo é que, esta sexta-feira, o Benfica mostrará a sua nova ‘cara’ em campo, diante do Farense, pelas 20 horas (horário de Portugal continental), num duelo que abre a possibilidade às estreias dos reforços e até a alguns minutos concedidos a jogadores que regressaram de empréstimo, sendo que, a sensivelmente sete semanas do fecho do mercado, as mexidas na Luz ainda poderão fazer ‘correr muita tinta’.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *